domingo, 30 de agosto de 2015

Introdução a personagem Mafalda


Você já se perguntou de onde veio a famosa personagem Mafalda das tirinhas escritas? Sim! Então, viemos, por meio deste, contribuir com um pouco da história da nossa queridinha.

Mafalda foi criada pelo cartunista argentino Quito, apresentando uma menina que vive questionando o mundo a sua volta, desmonstrando preocupação com a Humanidade com doses de revolta com o Estado.

A personagem surgiu de uma campanha publicitária , que não chegou a ser veiculada, em 1962. Entretanto, sua estréia acontece em 1964 no Jornal Primeira Plana.

A tira tem sua produção interrompida em 1973, e segundo o guia do estudante, na oportunidade, o seu criador justificou o novo contexto que se encontrava a Argentina, destacando aqui que Mafalda é um produto, uma voz no contexto da ditadura daquele país.

Nesse entrecho, cumpre-nos destacar que a década de 60, mostra uma invoção nesse tipo de arte, pois até então era voltada ao público infantil, e com as transformações sociais, tanto Mafalda como outros personagens da época passam a ser instrumentos para uma nova forma de expressão para os problemas sociais e políticos, tendo como público alvo os adultos.

Nesse sentido, Liliana Alicia Lavisse Teixeira, em seu trabalho “A (DES) ORDEM DO DISCURSO DE MAFALDA: Uma análise da mulher nas tirinhas de Quino “, aponta que é na década de 1960 que as Histórias em Quadrinhos (HQ) atingem seu ápice, indo além para demonstrar que por meio do humor, do riso, da aventura, do heroísmo, das boas ações, do bem contra o mal, da luta pela justiça contra a injustiça, dos pequenos contra os fortes e poderosos, os quadrinhos lutaram para construir um mundo melhor e mais justo socialmente. Assim, temos as HQ depreendidas como importantes instrumentos a serem usados para além do entretenimento.

Com pouco mais de cinquenta 50 anos, ainda percebemos que o discurso de Mafalda mostra-se bastante atual, com muitos conflitos iguais e poquissimos diferentes, porém derivados.

Fonte:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Mafalda

www.guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário: