segunda-feira, 3 de junho de 2019

Você sabe o que é o prêmio Camões? Sabe quem foi a primeira mulher a ganhar o prêmio?


Considerado o mais importante prêmio da literatura em Língua Portuguesa, o prêmio Camões foi uma iniciativa cultural dos governos Português e Brasileiro.
De acordo com Fraçois Gérard, “(...)O Prêmio Luís de Camões é o maior “galardão literário da comunidade de língua portuguesa”. Contempla anualmente autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a comissão julgadora é composta por representantes do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). A história do prêmio remonta a 1988 (...)”
Conforme aponta o site da Biblioteca Nacional, “o Prêmio Camões de Literatura foi instituído em 1988 com o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural de nossa língua comum”.
Neste ano de 2019, Chico Buarque foi o nome de destaque, entretanto você sabe quem foi a primeira mulher a ser premiada? Pois bem, foi a nossa querida Rachel de Queiroz. Aliás, cabe também destacar que Rachel de Queiroz também foi a primeira mulher a entrar para a Academia |Brasileira de Letras (ABL).

Thiago José Fernandes






Nenhum comentário: