sábado, 15 de junho de 2019

Antes de reclamar, tente realizar


Joaquina, vivia num bairro de uma cidade do interior paulista, onde há mais de 15 anos as ruas eram de terra e sem equipamentos sociais e culturais. Ela se questionava se aquele lugar poderia mudar algum dia.

O tempo passou e, agora, Joaquina estava quase se formando em Serviço Social, e as mesmas reflexões a acompanhavam cotidianamente. Numa vontade de fazer a diferença, ela organizou pequenas reuniões em sua casa, convidando a comunidade a refletir sobre o local que morava e como poderia melhorar aquele lugar.

Inicialmente, as reflexões iam para o senso comum, emergindo críticas ao poder público e a atual situação do país. Entretanto, Joaquina sabia que a união faz a força e provoca intensas revoluções, e que para isso era necessário independência e autonomia do seu povo, bem como o desejo por mudança.

Determinada, praticante da ideologia “com a licença eu vou a luta”, propôs desafios aos moradores, que nessa altura, já estavam amadurecidos sobre conceitos de cidadania, política pública, democracia, entre outros. Em espaços adaptados, vários profissionais da comunidade, começaram a organizar-se para atender voluntariamente seus amigos locais. Assim, surgiu um centro cultural improvisado num terreno vazio, uma pequena biblioteca na varanda de Dona Maria e diversas outras propostas. Realizaram ainda rifas, tarde da pizza, entre outros eventos para arrecadação de dinheiro para o asfalto e outras ideias desejadas pelo povoado.

Hoje, aquele bairro se destaca na pequena cidade, seja pela sua infraestrutura ou pela mentalidade de seus moradores. Eles acreditaram no sonho de Joaquina, cujo qual se tornou realidade, beneficiando a todos. Aprenderam que antes de reclamar, deveriam tentar realizar e verificaram que o impossível poderia se tornar realidade.

Nenhum comentário: