sábado, 19 de setembro de 2015

Na busca do caminho da Paz!


Eis que surfando pela internet deparo-me com a frase “ Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”, Admiradamente, parei e refleti, minutos  e mais minutos de reflexão, buscando o tal caminho da paz.

                Tempos de violência, corrupção,  falta de compaixão, de ausência de confiança, irmandade, de sumiço da tolerância, tudo leva-me a pensar como caminhar na paz. Talvez, minha interpretação esteja erroneamente dando volta por classes gramaticais e sintaxes complicadas, quando isso poderia ser ao menos bem mais fácil.

                Deixo o momento esvaecer-se, perdido num processo implicado de encadeamento de ideias, lógico e ilógico, porém apraz, buscando entender a paz.  Penso num cartaz com dizeres bonitos, mas não profundo o suficiente para provocar a capacidade de decifrar a intenção do tal caminho.

                Assim, caminho na estrada da significação, contemplando paisagens semânticas que pudessem contribuir no entendimento e na compreensão, aliás infiro que compreender talvez seja a chave que liga o espírito a paz. Fleuma, quietude, serenidade, sossego, tranquilidade, tantas outras belas formas sintagmáticas vão passando, cada qual com sua enorme parcela de sugestão para encontrar a Paz, agora, grafada com letra maiúscula, pois algo mudou, sinto que se tornou um substantivo próprio .

                Repentinamente, deixo as concepções e os juízos de valores sobre a mesa, guardo outro tanto de vocabulário e frases soltas num pote na estante, e a sala fica melhor assim, pois a Paz não pode se desvelar na inquietude, ela tem seu endereço exatamente na ausência  de questionamento e dúvidas. Assim, o tal caminho parece se descortinar embaixo das solas dos meus pés.

Nenhum comentário: