sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

"Olhares filosóficos sobre a civilização"


UiUiUiuI!!! rsrsrsrsr Afinal, o que é civilização? Creio que esta palavra tem um campo semântico muito grande, por isso veremos o que os grandes pensadores dizem:


" Ainda que existam muitas máquinas para substituir o homem, haverá sempre muitos homens que não passam de máquinas." (Bonald)

" A civilização é uma planta terrível que não vegeta nem floresce se não for regada com lágrimas e com sangue" (Graf)

"A civilização não consiste em ter uma máquina para tudo e um milhão para cada coisa; a civilização é um sentimento, não é uma construção" ( Eça )

" O primeiro sulco aberto na terra pelo homem selvagem foi o primeiro ato de civilização" ( Lamartine)


Bom galera, basta você definir o que é civilização para vocês, quem sabe assim vocês possam exercerem a cidadania mais eficientemente!!! Fui!!!!!!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Meu lindo,
Passei por aqui e gostei do que vi. Deixo um um acréscimo freudiano ao significado da palavra civilização: "soma integral das realizações e regulamentos que distinguem nossas vidas das de nossos antepassados animais, e que servem a dois intuitos: o de proteger os homens contra a natureza e o de ajustar os seus relacionamentos mútuos". in: Mal-estar na civilização - Freud (1930).
Será? A civilização fracassa em nos proteger de nossa própria natureza (do thanatos em nós), e de ajustar nossos relacionamentos mútuos, tendo em vista qua a maior fonte de sofrimento, segundo o próprio Freud, reside nos relacionamentos com a família, com o Estado e com a sociedade.
Mas nem tudo está perdido, a arte nos redime.....