quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Reflexões sobre Literatura Feminina...

A Literatura Feminina é um tema polêmico, muitos a rotulam como um sub-gênero, mas poucos são os críticos que estudam e analisam as obras femininas, sem cair na tentação de buscar a tal voz feminina em meio às autoras, que apenas têm em comum o fato de serem mulheres escrevendo em diversos lugares do Brasil.
Dizer que a Literatura feminina tem suas características, é muito complicado, por exemplo, se tentarmos definirmos essa a partir do espaço e do ambiente diríamos que ela teria que acontecer na cozinha, ou no parque com os filhos, ou no supermercado, entre outros lugares. Mas por outro lado, a literatura masculina teria que ter como espaço a borracharia, ou a churrasqueira, ou a mesa de bar repleta de cervejas, enfim, seria complicado definir essa literatura sobre essa ótica.
Recorrendo a critérios literários e não a generalizações populares, ou seja, ao senso-comum, como a de que " a cozinha é lugar de mulher" e "o futebol é papo de homem", até mesmo porque essas ideologias já estão refutadas diante do nosso contexto cultural, por mais que alguns conservadores tentem reavivá-las.Se tentassemos definir essa literatura pelo ângulo da temática, poderíamos dizer que ela apresentaria temas como: a gravidez, o parto,a afetividade, a família, a instropecção, entre outros. Pois bem, muitos escritores teriam que rotular seu estilo como feminino, pois muitos homens retrataram a vida familiar, deixaram transbordar a sensibilidade em suas palavras, e o que dizer de Chico de Buarque que fala tão bem da alma feminina , ou de Cazuza que em certos momentos transporta as suas letras uma sensibilidade, Dessa forma, diríamos que a Rita Lee possui uma composição inteiramente masculina, uma vez que sua letras apresentam certa agressividade e erotização.
Não é possível a categorização do gênero, pois a literatura feita por mulheres é igual a feita por homens.Diante de tal fato, poderíamos perguntar onde fica a escrita de ficção? O que fazer com Fernando Pessoa? Uma vez que esse autor usou vários heterônimos, entre eles um feminino, chamado Maria José, com o qual ele escreveu " Maria José, metáfora de uma alma à janela ou A carta da corcunda para o serralheiro " . Poderíamos ainda falar das cantigas de amigo, da era medieval, pois bem, um leitor desavisado jamais suporá que foi escrita por homens tais cantigas.
Analisando essa questão de literatura feminina, poderíamos refutar o ângulo temático e partir para o eixo narrativo, ou melhor, buscar o tal olhar feminino que muitos estudiosos defendem.Mas como poderíamos definir esse tal olhar? Como ressalta Adriana Lisboa em seu artigo " Literatura Feminina: modos de enterrar", como definir esse olhar, sem cair no terreno da pura abstratização, como definir uma unidade ou um parâmetro para isso. Podemos ainda acrescentar, que a experiência do que é ser mulher é muito heterogênea, cada mulher tem sua própria vivência e experiência com o mundo feminino, principalmente no mundo pós-moderno e até mesmo no passado, basta relembrarmos de Pagu ( Patrícia Galvão).

4 comentários:

Ciça disse...

Nossa.....como você começou 2008 chic....!!!
Amei seu blog.....pra mim ta tudo de bom....ainda mais que adoro ler tudo que vc escreve....vc sabe disso.....

Só espero que vc não esquece dos menos favorecidos que não sabem escrever como vc, e tb, é claro.... a cara do Danilo....

Beijos lindão....
Te adoro muito!!!

Camila Corsi disse...

Xu...
Parabéns pela iniciativa, o blog ficou fofíssimo... Agora você pode divulgar suas idéias e ideais, através de um meio de comunicação que tem muito a ensinar, basta querer aprender...
Beijos

Fabiana Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana Souza disse...

Amore, perfeito!!!
Parabéns!!
Gostei demais do seu blog e dos artigos que você escreveu. Tenha certeza que visitarei está página sempre ... só para ler o que diz a PESSOA ...rsrsssss!!
Beijos!
Te adoro!!
Fabiana Bessegatto