quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Divagando sobre a música " O Papa é pop"

Hoje, venho aqui divagar um pouco sobre a música “ O Papa é pop”, lançada em 1990, confirmando, ao meu ver, a genialidade das letras dos Engenheiros do Hawaii.
Certamente, a letra da canção faz alusão ao contexto social em que surgiu, lembrando que é nesse momento que vivemos uma consolidação da democracia e da globalização, o qual envolveu a  sociedade num movimento consumista desenfreado.
Ao analisarmos o próprio título da música, entre outras vertentes de análise da mesma,  a profanação do sagrado, sintetizando a ideia da popularização e da globalização. Além disso, de um ponto de vista estilístico, acreditamos que seu autor conseguiu também concretizar essa ideia fazendo uso da aliteração, que certamente trouxe um aspecto importante ao título.
Logo na primeira  estrofe da canção, detecta-se a superficialidade das ideias referindo-se ao consumismo e a uma cultura pop efêmera. Nota-se uma crítica as atitudes modistas e populares que pouco vem a acrescentar aos seus consumidores. Interessante também observar uso de pronomes indefinidos que vem corroborar com o intuito da crítica da música.
Ainda podemos perceber na letra da canção o empobrecimento do “signo” e o distanciamento do ser humano do ato de “ sentir”. Nesse contexto, valendo-se de ressignficações, vê se implícito  a construção de novos significados para coisas tão importantes e que ao mesmo tempo se esvazia no contexto pop.
Por fim, vejamos que o próprio atentando ao Papa, que obviamente a música traz de forma explicita, ou mais concreta em suas frases, mas que aponta bem para a mensagem da música, pois ato violento contra a figura santa tornou-se secundário, sobressaindo o ibope o quanto aquilo valeria para o consumidor, tendo uma banalização do ato, e consequentemente chegando a nossa ideia central de que a música faz um crítica clara ao esvaziamento dos significados para sobressair o instante, inclusive agora me lembrei do programa “ Aqui e agora”, que por ironia, se alguém se recordar, entenderá a mensagem da canção.

Por fim, afirmamos que muitas outras coisas podem ser analisadas na música “ O Papa é pop”, mas encerramos as nossas aqui, e deixamos para você, amigo leitor, se deliciar com o que mais você descobriria ao estudar sua letra.

Um comentário:

Professora Patricia - Projeto de Vida disse...

A análise foi de grande ajuda para meu entendimento. Obrigada.