quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A identidade cultural brasileira

A identidade brasileira é marcada pela multiplicidade, ou seja, a multiplicidade de culturas étnicas que formaram o país em suas raízes históricas. A identidade cultural brasileira vai refletir os vários povos que constituíram demograficamente nosso país, ou seja, ela é o resultado das miscigenações de povos e costumes que geraram uma terceira geração cultural, a qual pode se denominar a real identidade nacional. Ao nosso ver, essa terceira geração cultural é melhor definida a partir da multiplicidade.
O processo de evolução humana concretiza-se por meio do progresso do pensamento, do avanço tecnológico, da ciência e do processo civilizatório desencadeados. Podemos inferir que a construção da identidade brasileira é um processo complexo, desagregador de conjuntos e montador de novos núcleos que ao mesmo tempo são plurais e tolerantes. A caracterização da nossa identidade se liga, intimamente, na existência de uma identidade cultural, portanto, ao definirmos identidade nacional, certamente, precisamos recorrer a identidade cultural. O Brasil sofreu influência de portugueses, negros, índios e imigrantes. Daí resultam uma série de aspectos da nossa população.
Assim, a identidade nacional, é o somatório de valores culturais resultante da vivência, que, apesar de incluir as discrepâncias ou heterogeneidades regionais e peculiaridades grupais, seja caracterizável por um traço que permita a definição de um perfil multidimensional hegemônico baseado em homem, território, instituições, língua, costumes, religiões, história e futuros comuns.
Podemos inferir, então, que a identidade brasileira efetiva-se na existência de uma nação, representada pelo idioma, pelo Estado e por sua constituição geográfica. Essa identidade nacional tem como base cultural uma amálgama de valores e costumes que conferem à nossa identidade um caráter plural, porém único.
Por outro lado, podemos dizer que a experiência de identidade nacional, pode ser ligada com o documento identidade ( RG), pois a identidade nacional não é algo inato, ou seja, esse conteúdo pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que um cidadão gosta de futebol, a sua identidade nacional, seja ela cultural ou não, passará pela associação do Brasil com o país do futebol; um outro cidadão pode gostar de carnaval, então, desprezar o nosso esporte, e inferir que o Brasil é o país do carnaval em todos os sentidos. Portanto, temos uma identidade nacional plural, seja ela burocrática, cultural e, até mesmo, política.

Nenhum comentário: