quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Análise da música; Somos quem podemos ser

Somos Quem Podemos Ser
(Engenheiros do Hawaii)

Composição: Humberto Gessinger
Um dia me disseram/Que as nuvens/Não eram de algodão/Um dia me disseram/Que os ventos/Às vezes erram a direção/E tudo ficou tão claro/Um intervalo na escuridão/Uma estrela de brilho raro/Um disparo para um coração.../A vida imita o vídeo/Garotos inventamUm novo inglês/Vivendo num país sedento/Um momento de embriaguez.../Somos quem podemos ser.../Sonhos que podemos ter.../Um dia me disseram/Quem eram os donosdasituação/Sem querer eles me deram/As chaves que abrem/Essa prisão/E tudo ficou tão claro/O que era raro, ficou comum/Como um dia depois do outro/Como um dia, um dia comum.../A vida imita o vídeo/Garotos inventamUm novo inglês/Vivendo num país sedento/Um momento de embriaguez.../Somos quem podemos ser.../Sonhos que podemos ter.../Um dia me disseramQue as nuvensNão eram de algodão/Sem querer eles me deramAs chaves que abremEssa prisão/Quem ocupa o tronoTem culpa/Quem oculta o crimeTambém/Quem duvida da vidaTem culpa/Quem evita a dúvidaTambém tem.../Somos quem podemos ser.../Sonhos que podemos ter...

Breve Análise:
A música se inicia com a expressão " um dia me disseram", que se repetirá várias vezes durante a música. Poisbem, essa expressão nos contrapõe duas situações vividas pelo eu lírico: uma antes e outra depois desse tal dia. " um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão", essa expressão leva-nos a supor que o eu lírico via o mundo de forma ingênua e inconsciente.
Na terceira estrofe temos as palavras chaves e prisão que podemos considerar que foram empregadas conotativamente, onde podemos inferir que a palavra chave equivale a consciência e a capacidade crítica perante o mundo; a prisão significa a visão limitada da realidade.
Lembre-se que o eu lírico afirma que um dia o disseram alguma coisa, então após esse dia ele passou a ver o mundo de outra forma, pois ele conseguiu as chaves que abrem a prisão, ou seja, tornou-se crítico e libertou-se da realidade opressora.
A música de Humberto Gessinger faz uma crítica aos jovens que adotam o consumismo de forma inconsciente; mas há também uma crítica a todos os grupos sociais, manipulados pelos meios de comunicação e massa e pelo consumismo.
Os dois últimos versos da canção: " Somos quem podemos ser/ Sonhos que podemos ter" faz alusão ao jogo social, em que todos nós participamos...Esses versos mostram que não conseguimos ser nós mesmos; o que somos e sonhamos são condicionados pelas regras do jogo social...Aí meu Deus, quero liberdade de expressão, rsrsrsrs

9 comentários:

Lucimar França disse...

Gosto tanto dessa composição e só hj quis pesquisar análises sobre ela. Gostei da reflexão. Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns muita massa tua reflexão amigo!

Unknown disse...

A reflexão ficou ótima ,
bem clara e simples .
adorei...

Marcella Rocha disse...

Sua reflexão ficou ótima ! estás de parabéns ! muito bom !

Fabiana disse...

Bela reflexão!
Um dia a gente tem de abrir os olhos.. mas é tão difícil sair dessa "prisão" ..

Unknown disse...

Excelente reflexão, meu amigo.

Pepe disse...

Muito bom o texto. Simples claro e objetivo.

Professora Élida Cedraz disse...

Rafael, voce parecer ser filho de Platão! rsrs...A análise da música é digna de aceitação filosófica baseada no mito da Caverna. Penoso é saber que tantos jovens como voce e eu usam esta nova ágora sem as "chaves que abrem prisões". Parabéns pelo excelente trabalho...

Unknown disse...

Como o eu lirico via o mundo antes desse dia ?