segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Análise da música "ainda bem"(Vanessa da Mata)



Ainda bem /Que você vive comigo / Porque se não / Como seria esta vida? / Sei lá, sei lá


Já nos primeiros versos, encontramos a condição de entrega, vassalação e submissão ao ser amado. O eu lírico faz uso da nossa velha e boa expressão "ainda bem" para desmontrar uma situação de alívio e conforto. Repare que o ser amado é o porto seguro do eu lírico, afinal, diante da pergunta como seria esta vida, não se encontra a resposta.



Nos dias frios em que nós estamos juntos / Nos abraçamos sob o nosso conforto de amar, de amar


Bom... Nessa estrofe é relembrado o momento crucial do relacionamento, definido por uma construção semântica inesperada, pelo menos por mim..rsrsrsrsr o conforto de amar....


Se há dores tudo fica mais fácil / Seu rosto silencia e faz parar


Aqui encontramos o consenso geral, em que quando estamos junto com alguém tudo fica mais fácil, a vida se torna mais doce e os problemas é vencido pela união.



As flores que me manda são fato / Do nosso cuidado e entrega


Nesses dois vesos, o eu lírico confirma tua posição de submissão e entrega ao ser amado e, ainda, mostra qual é prêmio por isso, ou seja, quando o amor é verdadeiro temos a famosa reciprocidade....


Meus beijos sem os seus não dariam / Os dias chegariam sem paixão
Meu corpo sem o seu uma parte / Seria o acaso e não sorte


Nesses versos, continuamos tem a confirmação da submissão e entrega. Note que encontramos o mito da alma gêmea rsrsrsrsrsr, " meu corpo sem o seu uma parte": a plenitude do ser está presente na união dos dois corpos...aí meu Deus!!!!!!!!!!!! rsrsrsrs



Neste mundo de tantos / entre tantos outros / Que sorte a nossa hein? / Entre tantas paixões / Esse encontro / Nós dois, esse amor.


Nos versos finais, temos um raciocínio perfeito e romântico no sentido moderno, rsarsrsrsrs é nos apresentada a conclusão, pois existem vários mundos dentro de um só...Que mundos seriam esses? O mundo dos descasados, dos solteiros, dos românticos, dos ricos , dos pobres, entre tantos outros...Agora, eu preciso concordar com o eu lírico, pois é uma sorte imensa esse encontro, pois tá difícil encontrar um amor desse tipo....

2 comentários:

Unknown disse...

Raphael tenho que concordar com voce....esta muito dificil encontrar um amor assim .....voce me entende..........rsrsrsrsrsrsrs
mas esta otimo se blog...continue analisando as musicas e nao esquece da musica tema da Pagu....lembra que me prometeu!!!!
te mas

karen hapuque disse...

muito feliz por encontrar este blog ....